segunda-feira, 5 de outubro de 2009

O LADO RUIM DO SER E DE SER HUMANO




"Não terás outros deuses diante de Mim
.”
“Não farás para ti
(...) alguma semelhança do
que há em cima dos céus, nem em b
aixo da terra(...)”


Exodo 20:3 e 4


Graça e Paz aos amados irmãos em Cristo.

O texto acima citado nos indica como Deus nos alerta sobre algo perigoso e que nos afasta da vontade Dele sobre nós: a IDOLATRIA!!!

Mas a pessoa diz: “- Eu, idólatra?!!!! De jeito nenhum. Sou a tantos anos membro de tal igreja. Trabalho em Ministérios. Sou líder de tal trabalho. Sou pregador em minha igreja, etc. Mas o fato é que, na verdade, tenho notado há algum tempo que esse espírito vem se manifestando em meio às igrejas. Não que isso tenha começado agora, mas a intensidade que este espírito vem agindo tem tomado uma proporção tal, que está inserido em todos os seguimentos da igreja. Lembremo-nos sempre que o inimigo é astuto e sua primeira ação é nos cegar espiritualmente, para não enxergarmos as ciladas que ele arma.

No dicionário (Aurélio) encontramos o seguinte esclarecimento para:

· Idólatra: 1) Relativo à pessoa ou que pratica idolatria; 2) Pessoa idólatra;

· Idolatrar: 1) Prestar idolatria; 2) Amar com idolatria;

· Idolatria: 1) Culto prestado a ídolos; 2) Amor ou paixão exagerada;

· Ídolo; 1) Estátua ou simples objeto cultuado como divino; 2) Objeto em que se julga habitar um espírito, e por isso venerado; 3) Pessoa a quem se tributa respeito ou afeto excessivos.

Definição Geral - O que é idolatria? Essa palavra vem do grego, eldolon, ou "ídolo", e latreuein, ou "adorar", que quer dizer, primariamente, venerar a ídolos ou imagens. Em sentido mais amplo, também, quer dizer adoração ou veneração a qualquer objeto, pessoa, instituição, ambição, etc., que tome o lugar de Deus, ou que diminua a honra que lhe é devida.

Normalmente não nos damos conta de que aquela tal “admiraçãoque sentimos pelo irmão, pela irmã ou até mesmo pelo pastor pode se tornar uma idolatria, e é aí, nessa nossa desatenção, que o inimigo nos leva ao erro. Não só a nós, mas também ao idolatrado. (I Pedro 5:8) nos alerta: “Sede sóbrios: vigiai...” quando essa admiração nos cega não nos apercebemos disto e as vezes nem os próprios idolatrados percebem.

A pior parte é que o inimigo sequer precisa nos tocar, ele apenas aguça a nossa parte humana, o ego. O resto nós mesmos nos incumbimos de fazer. Acreditamos piamente que aquilo que fazemos é certo.

Que somente o idolatrado é quem diz as coisas certas, que só ele é a pessoa usada por Deus, nos projetando naquele que idolatramos, nos colocamos como bajuladores ou como bajulados, ignorando totalmente o que é dito nos Salmos 12: 2 e 3 “Cada um fala com falsidade ao seu próximo; falam com lábios lisonjeiros e coração dobrado.”; “O SENHOR cortará todos os lábios lisonjeiros e a língua que fala soberbamente.” Acreditamos que esse tipo de sentimento é o Amor de Deus em nossa vida.

Também ignorando totalmente o que está escrito em I Pedro 3.8 “Sede todos de um mesmo sentimento, compassivos, amando os irmãos, entranhavelmente misericordiosos e afáveis.”, sem nos sobrepormos a ninguém, nem criarmos dependência cega de ninguém senão do próprio Senhor.

Lembremo-nos sempre de que para o Amor de Deus habitar em nós temos que lutar contra nossa própria natureza, que nos leva a devaneios e posturas infantis perante a paternidade divina trazendo-nos a um estado de fragilidade espiritual e emocional, onde nos cercamos de defesas vazias com relação ao relacionamento pessoal com Deus. Este nos capacita e ao mesmo tempo nos conduz com firmeza para uma maturidade espiritual, sem necessitarmos de muletas, como nos ensina a palavra em Jó 32:21 “Que não faça eu acepção de pessoas, nem use de palavras lisonjeiras com o homem!”, e nem sermos bajulados para alcançar a atenção de Deus.

Não alcançaremos esse Amor Divino em grupos de oração simplesmente, nem em irmãos, pois somos todos falhos, nem em profetas, pois a revelação está nas Escrituras Sagradas ou somente em pregadores que também tem seu lado humano. Conseguiremos esse Amor somente na presença do Senhor Jesus, somente com a Senhoria Dele sobre nossas vidas e a ação de Sua Eminente Graça alcançaremos Seu Amor.

Mais uma vez lembremo-nos que Ele não dividirá Sua Glória, nem o Louvor que é Dele. (Is. 42:8)

O Senhor nos convida: “Congregai-vos, e vinde; chegai-vos juntos, os que escapastes das nações...” (Is. 45:20).

No final deste versículo é como Deus falando ao povo Dele que escapou da idolatria dos homens, e do engano de idolatrar o homem.

Hoje é um grande dia, pois é o dia em que Jesus está nos chamando para um concerto com Ele. Somente através da Graça de Deus é que conseguiremos nos redimir, lembremo-nos a conversão é diária, é uma luta constante, significa transformar-se, mudar.

Para finalizar gostaria que os amados irmãos lessem os versículos 10 e 11 da I Epístola aos Coríntios no Capítulo 6, para que os mesmos possam refletir sobre isso. Amém.

No Amor do Pai.


Este texto foi apresentado à um Pastor amigo meu.

Nota: Ele disse a seguinte frase "esse texto tocou profundamente em mim, mexe muito com todos, principalmente com a liderança, inclusive comigo"



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.